Carta aberta dos fundadores do Job&Talent

Crescimento

Ao deixarmos o primeiro mês de 2023 para trás, enfrentamos um ano que traz consigo um nível de incerteza sem precedentes para as empresas. 2022 foi um ano difícil, com a guerra e a inflação a conduzirem a uma diminuição das expectativas de crescimento das empresas e a uma queda das ações tecnológicas, e acreditamos que este ano os desafios vão continuar. Juntamente com o meu cofundador Felipe Navío Garcia, gostaria de falar abertamente sobre a viagem que a nossa empresa fez no ano passado, como resolvemos os desafios enquanto equipa e o que acreditamos que o ano de 2023 nos reserva.

Trazer as pessoas para o mercado de trabalho e ajudar as empresas a prosperar: Um objetivo que nunca pareceu tão vital como agora

Quando fundámos a Job&Talent há 14 anos, queríamos contribuir para a resolução de um enorme desafio: o aumento da taxa de desemprego entre os jovens em Espanha. A Job&Talent nasceu durante uma crise com o objetivo de ajudar as pessoas e as empresas a ultrapassar estes tempos difíceis. É um objetivo que nunca foi tão vital como agora. Em todos os países onde operamos, a escassez de trabalhadores essenciais é uma realidade. Em média, um terço da procura das empresas por mão de obra temporária fica por preencher, o que atrasa as empresas e as cadeias de abastecimento. A Job&Talent pode fornecer a tão necessária força de trabalho flexível, juntamente com fiabilidade, simplicidade e transparência. Em 2022, mantivemos a nossa taxa de fulfillment em 90%, o que está muito acima da referência do setor, e simultaneamente melhoramos os índices de satisfação dos nossos 2500 clientes a nível mundial para um NPS (net promoter score) de cerca de 60.

Para além de apoiarmos as empresas durante estes tempos sem precedentes, estamos particularmente orgulhosos do impacto que temos na vida de centenas de milhares de pessoas: Em 2022, conseguimos colocar mais de 340 000 pessoas no mercado de trabalho. Este número demonstra o impacto social e económico que temos enquanto empresa, em linha com o objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas de trabalho digno e crescimento económico. Ao proporcionarmos oportunidades de emprego em paralelo, garantimos um fluxo sólido de rendimentos aos trabalhadores e contribuímos com milhões de euros para a economia através de impostos e pagamentos à segurança social.

O que significou para a Job&Talent o mantra do crescimento sustentável em todo o setor

O percurso da Job&Talent ao longo dos últimos anos tem sido excecional: Passámos de uma receita de 350 milhões de euros em 2020 para 1,9 mil milhões de euros em 2022 e, a par deste crescimento, apresentámos uma rentabilidade em termos de EBITDA operacional durante muitos anos. Esperamos que este crescimento continue nos próximos anos e que os nossos investimentos aumentem na nossa equipa, produtos e tecnologia, marketing e aquisições. Esta foi a razão pela qual tivemos dificuldades em manter a nossa rentabilidade no primeiro semestre do ano passado, e sabemos que muitas empresas de elevado crescimento se encontram numa situação semelhante. Por conseguinte, em antecipação de um declínio do crescimento macroeconómico global, em conjunto com a equipa de gestão, tomámos algumas medidas desde o final do primeiro semestre para reduzir as contratações, os custos e a expansão, passando para um cenário muito mais prudente. Estes esforços valeram a pena, uma vez que fomos capazes de navegar no mercado volátil sem quaisquer despedimentos em massa, tendo mesmo encerrado o ano com uma taxa de execução do EBITDA operacional positiva, alcançando um crescimento das receitas de 90% para 1,9 mil milhões de euros.

O que se destaca é o desenvolvimento do nosso mercado mais jovem, os EUA. Após o lançamento das operações em julho de 2021, os EUA já se tornaram o nosso terceiro maior mercado em termos de receitas, depois do Reino Unido e de Espanha, com um dos melhores crescimentos anuais e com mais de 350 clientes e operações em mais de 20 estados.

Colocar o nosso produto e as pessoas no centro de tudo o que fazemos

Um dos principais desafios para nós no ano passado foi garantir que o nosso produto pudesse acompanhar o forte crescimento do nosso negócio. É por isso que, nos últimos 12 meses, trabalhámos arduamente no reforço das nossas capacidades técnicas e de produto, triplicando as equipas. Com a nossa equipa incrivelmente talentosa, estamos a melhorar a nossa plataforma com novas funcionalidades, para proporcionar uma experiência 10 vezes melhor aos nossos trabalhadores e clientes em todos os nossos países.

As novas funcionalidades da nossa plataforma ajudarão as empresas a gerir melhor a sua força de trabalho com uma melhor integração dos trabalhadores, planeamento, gestão de turnos e marcação de ponto. Isto permitirá poupar custos desnecessários e envolver ainda mais a força de trabalho. Também estamos a preparar novas e excelentes funcionalidades para os nossos trabalhadores, incluindo uma pesquisa de emprego renovada, classificações das empresas, cartões de emprego melhorados com vídeos, melhor integração, marcação de ponto, pagamentos diários e muito mais. Acreditamos que isto melhorará significativamente a experiência do trabalhador e aumentará ainda mais os seus níveis de satisfação (o NPS já é de cerca de 60). Já vimos o impacto positivo de algumas dessas funcionalidades e mal podemos esperar para ver outras novas características ganharem vida e levá-las a todos os nossos clientes e trabalhadores a nível global, uma vez que continuaremos a investir nas nossas equipas de tecnologia e produtos em 2023.

É claro que a tecnologia não significa nada sem as pessoas por detrás dela. No ano passado, aumentamos a nossa equipa para cerca de 3.000 funcionários. Tendo começado em Espanha há mais de uma década, somos agora verdadeiramente uma empresa internacional. Orgulhámo-nos de ter construído uma cultura forte e princípios de funcionamento que unem as nossas equipas a nível mundial. Alguns dos nossos maiores esforços têm sido no sentido de promover a diversidade, a equidade e a inclusão, a fim de criar uma comunidade atenciosa e com um sentimento de pertença. Estabelecemos objetivos ambiciosos e temos o prazer de partilhar hoje alguns dos resultados: Estamos perto de atingir 100% dos nossos objetivos de igualdade salarial em todos os departamentos; a velocidade de promoção é igual em todos os géneros, sendo as mulheres promovidas ligeiramente mais rápido do que os homens; contratamos o dobro das mulheres em cargos de liderança em 2022 do que em 2021; e 73% das nossas contratações de liderança no ano passado foram feitas fora de Espanha.

Uma posição de partida promissora para 2023

No ano passado, provamos ser adaptáveis e eficientes e colocámo-nos numa excelente posição de partida para 2023. Em conjunto com a nossa trajetória positiva do EBITDA, isto permite-nos continuar a nossa viagem sem a necessidade de angariar novos fundos, o que só faremos se decidirmos criar investimentos estratégicos fundamentais ou melhorar a nossa estrutura de capital. 

Para a Job&Talent, este ano será um ano de criação de valor: Iremos fornecer um produto e um serviço de excelência para gerar valor para os nossos trabalhadores e clientes. Continuaremos também a melhorar a nossa rentabilidade, enquanto continuamos a crescer mais rapidamente do que os nossos parceiros. E, o mais importante, a nossa escala colocar-nos-á em posição de apoiar pessoas e empresas nos desafios e oportunidades do próximo ano.

- Juan Urdiales e Felipe Navío Garcia, fundadores e diretores executivos da Job&Talent

  • Artigo de opinião
  • Global

Contato de imprensa

Parece que estás a visitar-nos em United States
Acesse o site da United States