
O evento Talk & Share – «Humanize: Construindo o Futuro do Trabalho e das Organizações» – promete trazer um espaço de reflexão e partilha de ideias. Agendado para o dia 16 de novembro, este evento online da Multitempo by Job&Talent tem como missão fomentar a reflexão e a partilha de casos de sucesso entre especialistas, num momento em que o mundo corporativo enfrenta desafios únicos. Trata-se, ainda, de uma iniciativa que vai permitir aos oradores debaterem sobre os desafios de um contexto fortemente marcado pelo paradigma BANI. Para além disto, tem também como finalidade fortalecer os vínculos e os valores das empresas que participam no projecto Brands Like Bands.
Este evento surge da parceria de Recursos Humanos de uma década entre a Multitempo by Job&Talent e o Brands Like Bands, que terá o seu kick-off de lançamento para 2024 nos dias 7 e 8 de Novembro. O Brands Like Bands apresenta-se como um projecto inovador que reúne, todos os anos, bandas formadas por colaboradores de empresas.
O «Talk & Share – Humanize: Construindo o Futuro do Trabalho e das Organizações» será dividido em duas sessões ao estilo “mesa-redonda”. Na primeira, os especialistas irão debater sobre a importância das relações humanas num ambiente de trabalho digital; e sobre as medidas para garantir a saúde mental nas organizações. Também serão abordados os principais desafios na gestão de Recursos Humanos até 2025, bem como as formas de os superar. Na segunda, espera-se que seja abordada a relação entre os departamentos de Marketing e Recursos Humanos e as formas para fortalecer a cultura organizacional num mundo em constante mudança. O evento vai ser moderado por Sara Afonso, da Multiplicações, e vai contar com os seguintes painéis:
1.ª Sessão (09h30 – 10h15):
Tema – «Um ambiente de trabalho digital ‘grita’ por mais relações humanas? Como garantir, neste contexto, a saúde mental nas organizações?».
Tema – «Quais são os três principais desafios na gestão de Recursos Humanos até 2025? E como superá-los?».
Oradores:
Constança Santa Marta (Portugal Global Business Services leader na Mercer Portugal)
Rita Xavier (directora de Pessoas na Mercer e Marsh McLennan Portugal)
Ana Simões (Sales manager and HR Manager na Schneider Electric Portugal)
e Sónia Bento (People and Culture manager na ManpowerGroup Portugal).
2.ª Sessão (10h30 – 11h30):
Tema – «Os ‘Recursos Humanos’ não são um departamento. São a empresa inteira. Qual o futuro das sinergias entre o Marketing e os Recursos Humanos?».
Tema – «Como fortalecer a cultura organizacional num mundo em que a mudança é a norma?».
Oradores
Patrícia Domingues (Field Marketing manager na GoContact)
Carla Machado (diretora de Employee Experience na GoContact)
Carmo Só (head of Internal Communication na Leroy Merlin Portugal)
Magda Faria (head of Workplace & Business Flow na Axians Portugal)
e Marta Cuntim (responsável pela área de recrutamento e Employer Branding da Cofidis).
Sobre a importância da comunicação interna, um dos temas que deverão ser abordados neste evento, Carmo Só, head of Internal Communication na Leroy Merlin Portugal, afirma que esta «tem o poder de consolidar a cultura organizacional. É essencial ter o mesmo mindset cultural e um ADN forte para criar uma identidade única, capaz de contagiar todos os colaboradores a seguirem a mesma estratégia e a serem promotores da marca interna e externamente».
Já Magda Faria, head of Workplace & Business Flow na Axians Portugal, defende que «uma organização sustentável a longo prazo ‘vive’ no seu dia-a-dia uma relação harmoniosa entre o coração da organização, que são as suas pessoas, e a voz da organização, o Marketing». E acrescenta que estes departamentos juntos «moldam a alma da empresa e projectam-na para o mundo, contribuindo assim para a criação contínua de uma cultura resiliente, que se adapta às mudanças, mas que nunca perde a sua identidade».
Este é um momento imperdível para as empresas que desejam se manter relevantes num mundo em constante transformação. O evento promete oferecer uma plataforma valiosa para aprofundar discussões essenciais e explorar a forma como as empresas podem prosperar no cenário BANI, mantendo o seu propósito e a cultura intactos.
Artigo publicado por Human Resources Portugal