
Em França, a BUT é líder no setor de equipamento para o lar, com uma forte presença nacional, contando com mais de 350 lojas em todo o país. Na região de Lyon, a empresa opera dois grandes centros logísticos com uma área total de 100.000 metros quadrados. Há vários anos que a BUT confia na Job&Talent como parceiro de referência para dar resposta às suas necessidades de contratação de equipas.
Atualmente, cerca de vinte trabalhadores temporários são contratados através da Job&Talent, e outros dez colaboradores que começaram como temporários conseguiram contratos permanentes na empresa.
Falámos com Thomas Daudré-Vignier, Diretor dos Centros Logísticos da BUT, para compreender o que torna esta parceria tão eficaz.
A BUT trabalha com a Job&Talent há quase 15 anos. O que justifica esta relação duradoura?
A principal força da Job&Talent está na capacidade de combinar uma forte base tecnológica a uma grande competência nas relações humanas entre a empresa, os trabalhadores e a BUT. A Job&Talent compreende que não existe um modelo único que funcione para todos os trabalhadores, pois as necessidades variam consoante o local de trabalho e a experiência de cada um.
É essencial para nós termos um parceiro que esteja presente no terreno, seja para facilitar a assinatura de contratos, efetuar pagamentos de salários ou na distribuição de equipamento de segurança. Os nossos gestores de conta na Job&Talent conhecem bem as operações, e tanto a qualidade da correspondência entre perfis e funções como a satisfação dos trabalhadores são sempre muito positivas.
Que tipos de funções costumam recrutar? Como selecionam os perfis certos?
Trabalhamos com várias funções polivalentes, algumas das quais exigem tarefas exigentes, como o manuseamento de móveis pesados. Para compensar esta dificuldade, oferecemos prémios por esforço físico e procuramos equilibrar as tarefas atribuídas, por questões de segurança. A diversidade é também uma prioridade: atingimos uma representação feminina de 18% nos nossos dois centros, que pretendemos manter como referência.
Relativamente às funções, implementámos várias medidas para reduzir o esforço físico, como a utilização de transportadores automáticos para facilitar as descargas, a introdução de exoesqueletos para apoiar o levantamento de cargas pesadas e a instalação de câmaras integradas nos equipamentos. Além disso, os nossos equipamentos são praticamente novos e oferecemos horários flexíveis (das 14h00 às 20h00), ajustados ao volume do trabalho.
Como explicam que tantos trabalhadores temporários sejam contratados de forma permanente?
A parceria de longa data com a Job&Talent já permitiu que mais de dez trabalhadores temporários fossem contratados como efetivos até hoje.
O segredo está na ligação entre perfis motivados e qualificados e um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados desde o primeiro dia. Na BUT, promovemos um ambiente de confiança, com regras claras, salários competitivos, foco na segurança e horários ajustáveis. Esta reputação faz com que também consigamos atrair novos talentos. O nosso lema: justiça, igualdade de direitos e equidade.
Nos nossos armazéns, todos são tratados da mesma forma, sejam trabalhadores temporários ou efetivos. Não há espaço para desvalorização.