
A Leroy Merlin é uma marca francesa de retalho especializada em bricolage, renovação, decoração e jardinagem. Integrada no Grupo Adeo, o terceiro maior player mundial no mercado de renovação de casas, a empresa é líder em França, com 144 lojas em todo o país.
No seu armazém nacional em Dourges, a Leroy Merlin tem cerca de quarenta trabalhadores cujos perfis foram selecionados pela Job&Talent.
Falámos com Valentine Couture, responsável de Recursos Humanos com foco na gestão dos trabalhadores temporários deste armazém.
Porque escolheram trabalhar com a Job&Talent e como avaliam esta colaboração?
Na Leroy Merlin, sempre demos prioridade a trabalhar com agências locais, próximas das nossas operações. Para além disso, valorizamos muito a facilidade de comunicação, a rapidez de resposta e a disponibilidade das equipas da Job&Talent, que demonstram uma vontade contínua de se superar. Reunimo-nos uma vez por trimestre com o contacto da Job&Talent para rever indicadores-chave de desempenho:
Segurança – principalmente o número e a natureza dos acidentes de trabalho;
Integração – quantos trabalhadores foram contratados através da Job&Talent, face ao total de perfis solicitados;
Fiabilidade dos perfis – quantos completaram o período experimental de três semanas;
Qualidade – quantos contratos rescindidos por iniciativa da Leroy Merlin (por questões comportamentais ou de segurança).
Estes indicadores são revistos com a Job&Talent, o que permite identificar eventuais problemas o mais cedo possível. Ao longo dos anos, construímos uma relação de confiança e transparência. Atualmente, a Job&Talent é um parceiro preferencial da Leroy Merlin e desempenha um papel essencial no reforço das nossas operações.
Que tipos de perfis costumam procurar?
Diria que, em 95% dos casos, procuramos preparadores de encomendas, mas pontualmente também recrutamos para funções administrativas ou operação de máquinas específicas.
Os contratos prevêem um período experimental de três semanas, com possibilidade de renovação. Os trabalhadores temporários permanecem, em média, cerca de seis meses, embora em muitos casos a colaboração se prolongue, especialmente quando corre bem. Já integrámos trabalhadores que vieram da Job&Talent em posições a tempo inteiro, e vários continuam connosco até hoje.
Como funciona o processo de contratação de trabalhadores temporários?
Como temos necessidades constantes de recrutamento, sobretudo para funções de picking, o processo é contínuo. A Job&Talent conhece bem os nossos critérios e perfis habituais.
Sempre que enfrentamos picos de atividade ou necessidades específicas (como perfis administrativos ou operadores de equipamentos), contactamos diretamente as agências e enviamos um briefing detalhado.
Depois, o nosso parceiro da Job&Talent envia-nos perfis interessantes, fazemos a seleção e os trabalhadores podem iniciar funções de forma muito rápida. Num ritmo normal, costumamos receber três novos elementos por semana, mas em fases mais exigentes, esse número pode chegar aos 10.